CENTRAL DE VENDAS:
Comprar Online
Consulte Cobertura

Para que serve um Provedor de Internet?

Telecom

Bem-vindos, amigos e amigas do nosso blog. No artigo de hoje vamos falar sobre o Provedor de Internet. A propósito, você conseguiria viver sem o acesso à rede hoje em dia?

Os serviços de internet estão ganhando espaço no mundo todo, portanto, é muito difícil conhecer alguém que não tenha um servidor de internet na sua casa ou no trabalho.

A saber, o provedor de internet é o responsável por criar a conexão entre a web e os aparelhos, podendo ser smartphones ou tablets, computadores de mesa ou notebooks, Smart TVs ou qualquer outro tipo de equipamento eletrônico que permita o acesso à internet.

Leitura interessante: TIM Live - a melhor internet fibra está à sua espera

O que é um provedor de internet afinal?

Tempos atrás, o que nós tínhamos era uma conexão discada de internet. Até o começo dos anos 2000, o acesso à internet obrigava o cliente a ter uma linha telefônica. Era através das operadoras de telefone que os provedores de internet locais faziam a autenticação do usuário, permitindo que ele navegasse na web e pagasse pelo tempo utilizado, os chamados pulsos.

O serviço, muitas vezes, consistia em disponibilizar o provedor de internet gratuito, contando que o cliente fechasse um pacote contendo hospedagem de sites, armazenamento na nuvem e servidores de e-mails.

Atualmente, com a constante atualização dos aparatos tecnológicos, a própria operadora funciona como provedor de internet e cobra um valor mensal por isso.

Leia também: Looke - a plataforma de streaming que é um arraso

Provedor, o que significa?

Ainda está difícil para você entender o que significa provedor? Se trata da empresa que faz o intermédio para que o sinal de internet chegue até os usuários.

Tipos de Provedores

Há diversos tipos de provedores, e agora vamos detalhar um pouco de cada um para você entender mais sobre o assunto. Confira!

Provedores de acesso à internet

Em solo brasileiro, os principais provedores de acesso à internet na atualidade são a TIM, Claro, Net, Oi, Vivo, entre outros. Cada operadora oferece diferentes tipos de planos para conquistar a confiança dos seus clientes.

No caso da Live TIM, por exemplo, além de comercializar uma das conexões mais velozes do país, os pacotes disponibilizam canais online, aplicativos exclusivos e telefone fixo também.

Como saber meu provedor de internet?

Conforme citamos anteriormente, a própria operadora que você contratou para fazer uso da sua conexão faz o papel de provedor de internet. Com o avanço da tecnologia, não é mais necessário que uma mediadora que não seja sua operadora de internet faça este tipo de trabalho.

Indicação de leitura: Internet residencial - conheça opção ideal para você

Provedores de hospedagem

Em primeiro lugar, saiba que existem provedores de hospedagem de sites e blogs. Essas empresas fornecem a hospedagem de e-mails, bem como liberam espaço para salvar arquivos na nuvem.

Qual foi o primeiro provedor de internet no Brasil?

O primeiro provedor a disponibilizar serviços de internet no Brasil que se tem conhecimento foi o DGLNet, alocado na cidade de Campinas. Antes disso, quem precisasse utilizar um distribuidor de internet só conseguiria êxito indo em algumas poucas universidades que continham este acesso.

Qual a diferença entre provedor e servidor de internet?

De antemão, já esclarecemos que eles não são iguais, e daremos mais detalhes na continuação deste texto. Nosso blog te explica tudo sobre servidor e provedor de internet.

O que é um servidor de internet?

Trata-se de um sistema de computação que libera a internet para uma determinada rede de computadores, portanto, é um aparelho físico utilizado para estes fins.

Entre suas funções, ele também consegue bloquear downloads, assim como interromper o acesso a algumas URLs ou liberar algumas exceções a certos usuários.

Leitura indispensável: Deezer TIM - acesse suas músicas favoritas na hora que quiser

Tipos de Servidores

Acima de tudo, há muitos tipos de servidores para se utilizar.

Confira abaixo quais são eles:

  • Servidor de e-mail;
  • Servidor na nuvem;
  • Servidor web;
  • Servidor para banco de dados;
  • Voltado ao proxy;
  • Servidor de aplicativo;
  • Servidor FTP.

TIM Live é um provedor de internet?

A TIM Fibra é uma banda larga ultraveloz e atua como provedor de internet fibra ótica em algumas regiões do Brasil. Já são 36 cidades atendidas, porém, a ideia é continuar crescendo cada vez mais.

Leia com atenção: Conheça o TIM Games e desfrute das funcionalidades que o universo dos jogos oferece

Conclusão

Depois de todas essas explicações, aposto que você já domina o assunto provedor de internet, não é mesmo?

Nosso artigo acaba aqui, entretanto, convidamos você para continuar acompanhando as postagens do nosso blog, pois a cada publicação desvendamos os segredos de algo voltado à tecnologia.

Um grande abraço a todos!

Ainda não é cliente TIM Live?Ja é cliente TIM Live?
Entre em contato para falar sobre seu plano e tirar dúvidas.

Compartilhe essa página com seus amigos!

Assine
Online