CENTRAL DE VENDAS:

PIN da TIM: a Proteção que o Seu Celular Merece

Dicas

O celular, esse aparelhinho minúsculo, que diminui de tamanho com o passar do tempo e ganha cada vez mais tecnologia embarcada, hoje em dia é peça fundamental para o dia a dia das pessoas. Portanto, se faz necessário protegê-lo de todas as maneiras, já que os indivíduos costumam armazenar dados importantes nele, como fotos pessoais, senhas e afins. Dessa maneira, conte com o PIN da TIM, um código de quatro dígitos que vem descrito no verso do cartão do seu chip TIM e que ajuda na segurança do acesso ao smartphone.

As operadoras de telefonia costumam ter um código PIN padrão, conforme tabela abaixo:

  • TIM: 1010;
  • Vivo: 8486;
  • Claro: 3636;
  • Oi: 8888.

Acima de tudo, a recomendação é que o usuário altere esse sequencial a fim de evitar danos futuros, como, por exemplo, em caso de perda ou roubo do equipamento. Detalhando um pouco mais, saiba que existem os códigos PIN 1 e PIN 2. O primeiro citado é a senha principal e sua utilização se dá ao longo de ações como bloquear chamadas de emergência, ligações e envio de torpedos, entre outros. Já o PIN 2 é aquele que bloqueia aplicativos e serviços definidos pelo dono do celular. Ou seja, você escolhe qual destes recursos quer que tenha uma proteção maior.

Leia Mais: Planos de Celular que Podem te Interessar

Segurança Máxima: Conheça o Código PUK

Existem várias formas de proteger o acesso aos seus dados no smartphone, e uma dessas possibilidades é usar o Código PUK. Antes de tudo, saiba que ele também é uma sequência numeral, contudo, seu uso será validado caso você digite o PIN do Celular errado por 3 vezes em sequência ou mais. Seu significado deriva de PIN Unlock Key (Chave de desbloqueio do PIN).

Traduzindo: ele é um guardião a mais para o dono do aparelho e serve para desbloquear o chip. Do mesmo modo que o PIN, o Código PUK também estará localizado no verso do cartão, porém, encontra-se escondido atrás de uma tarja preta que deverá ser raspada com algum objeto para que ele apareça. Entretanto, às vezes ele pode não estar designado neste local, com a finalidade de manter ao máximo o sigilo do número.

Para resolver essa questão, será preciso falar com a sua equipe de atendimento. Confira a numeração da central de cada operadora:

  • TIM: *144 ou 1056;
  • Vivo: 1058 ou*8486;
  • Oi: *144 ou 1057;
  • Claro: 1052.

Leia Também: Encontre Locais de Cobertura com Planos Incríveis Para Você

Não Tenho a Embalagem do Chip, Como Descubro o PIN da TIM?

Se você adquiriu seu aparelho através de terceiros por ter comprado ele usado, tiver perdido o cartão ou alguma outra situação desse tipo, é provável que não tenha a embalagem do produto. Essa cena acontece sempre. Mas, tenha calma, ainda assim é possível descobrir o PIN. Ligue para o atendimento da operadora TIM através do *144 ou pelo número 1056. Desse modo, converse com os nossos colaboradores, eles vão te orientar nesse sentido.

Vale a Leitura: Notícias que os Apaixonados Por Tecnologia Precisam Ler

Como Ativar o PIN da TIM?

Primeiramente, para que tudo que citamos anteriormente funcione da maneira correta, é preciso ativar o código PIN. É isso mesmo, por padrão, ele vem desativado. Nesse caso, o passo a passo para ativá-lo em aparelhos Android é o seguinte:

  • Vá nas configurações do smartphone e procure o ícone “Segurança”;
  • Você deverá clicar no botão “Configurar Bloqueio do SIM”;
  • Encontre a seção “Bloquear Cartão SIM”;
  • Clique para ativar a função;
  • Continuando, digite a senha do PIN;
  • Assim sendo, você ativou o bloqueio do SIM, por isso, deve reiniciar o celular;
  • Volte às configurações e ache o botão “PIN do SIM”;
  • Uma mensagem pedindo o código PIN padrão será emitida;
  • Por fim, insira os 4 dígitos e clique em “OK”;
  • Processo finalizado, você acabou de ativar o código PIN.

Ativando o PIN no IOS

Quem tem Iphone deve realizar o procedimento abaixo para ativar o código PIN:

  • Procure o ícone “Ajustes”;
  • Em seguida, encontre o botão “Celular”;
  • Tranquilo até aí? Clique em “PIN do SIM”;
  • Para finalizar a operação, basta seguir as mesmas dicas citadas para celulares Android.

Importante: Assim que você ativar o código PIN não esqueça a senha, pois, se por acaso não lembrar quando precisar, será necessário falar com o atendimento da operadora.

Pode ser Legal: Entenda os Benefícios do Telefone TIM

Tudo Isso é Realmente Necessário?

Em operações rotineiras como usar e-mail, assim como acessar as redes sociais ou o internet bank, sempre é solicitado uma senha ao usuário. No caso do PIN, não é diferente. Dica interessante: crie senhas diferentes para todos esses serviços, dessa forma, você dificulta a probabilidade de um crime cibernético acontecer com você.

Esse cuidado também é necessário devido a ocasiões que fogem do nosso controle, como em situações de perda ou roubo do celular, por exemplo, que é a condição mais extrema possível. Se isso infelizmente ocorrer e o aparelho tiver informações sigilosas salvas nele, certamente o PIN irá te proteger.

Devido à desigualdade social no Brasil, os bandidos agem visando um mercado que move muito dinheiro, que é o de troca e venda de peças e reparos em geral. Frequentemente, vemos os canais nacionais de comunicação noticiando fatos sobre este tipo de problema que assola o país.

Outro tema bastante relevante inegavelmente é o da privacidade. Com as mídias sociais ganhando cada vez mais espaço, os hackers estão atentos a este movimento e tentam de todas as maneiras se apropriar das contas do maior número possível de usuários. Com a posse do seu login eles podem tentar golpes financeiros, como pedir depósitos a sua lista de amigos no WhatsApp, por exemplo.

Ative o PIN da TIM para garantir sua tranquilidade e impedir que outras pessoas tenham o domínio do seu celular. Continue curtindo o conteúdo do nosso blog. Notícias fresquinhas são postadas diariamente. É entretenimento, bem como informação de qualidade à sua disposição em apenas alguns cliques!

Compartilhe essa página com seus amigos!