CENTRAL DE VENDAS:
Whats App

Internet fibra ótica: a evolução da internet

Tecnologia

O que é Fibra Ótica?

A fibra ótica é um cabo com filamentos transparentes da espessura de um fio de cabelo. Ela é composta por vidro puro e consegue refletir a luz com perfeição. Disposta em feixes chamados cabos ópticos, a informação é transmitida em forma de luz. A fibra ótica é composta por um núcleo - um minúsculo centro de vidro -, além de interface e a capa protetora que inegavelmente vedam a distribuição irregular de luz para fora da fibra.

Essa tecnologia, com toda a certeza veio para substituir os cabos elétricos de cobre da telefonia atual. Afinal, apesar de serem úteis até hoje, as necessidades de uso da internet e de telefone continuam em evolução, fazendo com que cada vez mais pessoas queiram se conectar com o mundo todo na velocidade da luz.

Leia Mais: Quer Dar um Salto de Qualidade na Sua Conexão? Então Não Deixe de Ler Esta Postagem

Consistência do Cabo

Se você nunca viu um cabo de fibra ótica, pense nele como aquelas linhas utilizadas em varas de pescar. Certamente, a maior diferença é que a fibra é feita de um composto chamado sílica, de fato, o material mais adequado para transportar a luz em seu interior de uma ponta a outra.

Leia Também: Saiba Como Aumentar a Velocidade da Sua Internet

O que é Internet Fibra Ótica?

Agora você deve estar se perguntando, o que luz tem a ver com internet? No caso da fibra ótica, tudo! É a frequência dessa luz que é transformada nos sinais digitais que atravessam todo o cabeamento e chegam até o seu computador na forma de internet. Ou seja, é realmente uma conexão na velocidade da luz, inegavelmente.

Mas, como a fibra ótica consegue fazer esse milagre tecnológico acontecer? Na verdade, é pura física. Dessa maneira, tudo acontece graças às propriedades físicas do material e o modo como os feixes de luz são organizados dentro do cabeamento no poste.

No começo da banda larga no Brasil, uma das soluções para a expansão da internet banda larga sem causar prejuízos às operadoras e transtornos à infraestrutura do país foi reaproveitar o cabeamento telefônico (que muitas pessoas já possuíam) para uso não só da telefonia, mas também da conexão com a internet.

Nesse sentido, nós vamos explicar o motivo da fibra ótica ser superior à internet via cabo telefônico, que muitos continuam usando, inclusive por não saberem que existe uma alternativa melhor para sua região. Se você é uma dessas pessoas que tem internet via cabeamento comum e não está satisfeita, prepare-se para conhecer todas as razões para trocar por internet fibra da TIM!

Não Deixe de Ler: Entenda Tudo Sobre Sua Conexão Neste Artigo. Teste sua velocidade agora!

Como Funciona a Internet Fibra?

Quando a luz viaja por dentro desse material, é recebida e transmitida pelo núcleo de vidro. Já a interface do material ótico reveste o núcleo e “protege” os dados emitidos por ele para que não vazem ou sofram interferência.

Ou seja, para esse sinal não se perder por aí (afinal, a luz se propaga até pelo vácuo), a capa protetora do filamento reflete a luz para dentro do núcleo, onde pode continuar sua jornada até a sua casa. Essa propriedade reflexiva certamente é fundamental para a fibra ótica, e você vai entender o porquê agora mesmo.

Lembra das aulas de física, quando nos ensinaram que a luz viaja em linha reta e só “faz curva” perto de um buraco negro? Como resolver isso com o cabeamento de internet, que precisa ser dobrável e flexível? Isso é possível graças à capa protetora que faz com que a luz vá se chocando com as paredes e voltando para o centro.

Já a capa protetora mais externa (aquela azul, que todos nós conhecemos) é feita de material plástico que, basicamente, serve para proteger a fibra ótica de danos naturais, como chuva, umidade e calor excessivo. É um isolante perfeito para a fibra nunca estragar, aumentando muito a sua vida útil.

Internet Fibra Ótica

Os fios de cobre não dão conta das necessidades do brasileiro na “era digital”. Hoje, todos sabem que o futuro é a fibra ótica. Um futuro que já chegou na TIM Live e vai estar na sua casa também.

A fibra ótica veio para substituir os cabos elétricos de cobre da telefonia. Afinal, apesar de serem úteis até hoje, as necessidades de uso da internet e de telefone continuam evoluindo.

O material da fibra ótica é mais puro e completamente isolado de fatores externos. Nesse sentido, a velocidade será idêntica ou muito próxima à contratada para todos os aparelhos conectados.

Indicação de Leitura: O Meu TIM é o Aplicativo de Atendimento que Facilita a Sua Vida

Internet Fibra Ótica é Boa?

A velocidade de internet fibra é sempre maior. Seja por Wi-Fi, ondas de rádio ou cabos de cobre, a transmissão, certamente, leva vantagem. Mas o que isso quer dizer? Uma das peculiaridades da fibra ótica é o fato dela ser mais fina que o fio de cobre, chegando a parecer um fio de cabelo, conforme falamos anteriormente. E isso faz toda a diferença na velocidade de conexão da sua internet.

Afinal, por serem mais finos, é possível colocar mais feixes de fibra ótica em um mesmo cabo, multiplicando sua capacidade de conexão. Ou seja, com mais feixes em um mesmo cabo, você recebe mais sinais por segundo do que um fio de cobre convencional.

A fibra ótica também é mais duradoura: seus componentes quase não se deterioram na natureza. Essa maior durabilidade é possível pelo revestimento de plástico que cobre os feixes da fibra. Já o cobre, por ser condutor de eletricidade, pode sofrer com raios e chuva, deixando você sem internet quando mais precisa.

Internet Fibra Ótica ou Internet a Cabo: Qual é Melhor?

Como já explicamos acima, a fibra ótica funciona com feixes de luz que são transmitidos por núcleos de vidro no centro de cada filamento. É uma forma de transmissão de sinais praticamente instantânea e sem interrupções externas. O que torna uma conexão melhor é a pureza do material. Quanto mais transparente, melhor!

Em vez de serem informações enviadas pela frequência da luz e decodificadas em sinais digitais, como é o caso da internet via fibra ótica, a internet por cabo comum processa informações elétricas e as transforma em pulsos digitais. A velocidade da eletricidade no cobre é mais lenta e sofre com as propriedades físicas do filamento. Isso faz com que a velocidade acabe sendo reduzida e muitas vezes possua interferências.

A internet via cabo de cobre tem o seu valor e espaço, podendo estar presente na casa de muitos brasileiros. Mas, todo mundo sabe: o futuro é a fibra! Por tudo que dissemos e muito mais, a TIM recomenda para você a fibra ótica que está disponível nos Planos de Internet TIM Live. É uma das conexões mais velozes do Brasil e com benefícios para toda a família.

Para Ler Com Atenção: Você Sabe Qual a Melhor Operadora de Internet Fixa no País? Veja Aqui

Melhor Internet Fibra

Outra enorme vantagem da fibra ótica é o fato dela não dispersar os sinais luminosos transmitidos. Isso acontece porque a sílica que reveste a interface da fibra é totalmente refletora. Nesse sentido, ela não absorve ou deixa passar nada para fora.

Mesmo assim, é possível que parte da intensidade do sinal sofra uma degradação dentro da própria fibra ótica, o que pode acontecer por causa de impurezas na sua fabricação. É como a lente dos óculos, se estão sujas, a luminosidade demora mais para chegar aos nossos olhos.

A intensidade dessa degradação do sinal depende da pureza do núcleo de vidro e do comprimento da onda da luz transmitida para o sistema da fibra. Quando se trata de grandes distâncias, o receptor óptico recebe e codifica os sinais luminosos.

Internet Fibra TIM

Aqui na TIM, além da fibra ótica possuir a maior qualidade de pureza no núcleo de vidro, temos um avançado sistema de capacidade de transmissão, regeneração e recepção ótica, fazendo com que nossa internet seja uma das mais rápidas do Brasil, de norte a sul do país.

Essa Você Tem que Ler: Conheça a TIM Games, jogue os melhores lançamentos agora!

TIM Live Fibra Ótica

Pode contratar tranquilamente! Se você utilizar o cabeamento por fibra ótica em seu Plano TIM Live, a velocidade da sua conexão vai te surpreender pela estabilidade e qualidade 24 horas por dia, onde você estiver.

Desse modo, dá para jogar games online sem travamentos, assistir conteúdo virtual na hora e local que bem entender, assim como aproveitar das facilidades que os nossos aplicativos fornecem.

E tudo isso sem passar por aborrecimentos, como quedas seguidas no sinal ou oscilações. Tem coisa melhor que usufruir de uma internet estável por todos os cômodos da casa? A TIM Live fibra ótica está à sua espera!

Leia Este Artigo: Ouça as melhores músicas com a Deezer + TIM Live!

Planos de Internet Fibra

Mais do que um plano de internet, quem assina TIM Live também leva telefone fixo ilimitado e canais grátis para assistir filmes e séries online. Do mesmo modo, outra vantagem da fibra ótica mais fina é a variedade de serviços que ela pode transmitir.

Com mais feixes de fibras em um mesmo cabo é possível transmitir mais canais online e assistir a mais filmes, séries e documentários pela internet, por exemplo. Também é possível instalar mais telefones no mesmo cabo. O sinal a cabo de cobre comum tem a capacidade reduzida.

Falando em conteúdo online, outra grande vantagem da conexão por fibra ótica em relação ao cabeamento de cobre é a qualidade da imagem. Isso acontece porque a transmissão de sinais da fibra ótica para a sua TV ou outro dispositivo é mais pura, sem interferências eletromagnéticas.

Com tantas Smart TVs Full HD disponíveis no mercado para você assistir seus programas favoritos, vale muito mais a pena investir em uma internet com a melhor capacidade de conexão possível.

Disponibilidade Fibra Ótica

A fibra ótica não é mais uma novidade nos grandes centros urbanos no Brasil. Mesmo assim, dia após dia, a internet fibra continua revolucionando as telecomunicações e alcançando cada vez mais as cidades e bairros, de norte a sul do país.

Apesar de ser mais difícil a instalação em todo o Brasil (afinal, a fiação dos nossos postes, inicialmente, não foram projetados para isso) e ainda não estar presente em todo o território nacional, a fibra ótica se demonstra uma alternativa cada vez mais barata e eficiente.

Isso acontece graças ao material utilizado, que é composto basicamente por sílica, vidro e plástico - itens fáceis de produzir e de manusear em larga escala. Em comparação, o cobre é basicamente um metal mais raro do que o vidro. Ele é muito utilizado como condutor de eletricidade e, por isso, tem muito valor no mercado.

TIM Live Internet Fibra Ótica

Agora que você já sabe tudo sobre a fibra ótica, evolua sua internet para a TIM Live e tenha a banda larga ultra fibra da TIM. Assinando TIM Live, além da melhor internet fibra, você pode contar não apenas com ligações para todo o Brasil, como pode assistir a dezenas de canais de filmes, séries, desenhos, documentários, futebol ao vivo e esportes online, onde e quando você quiser.

Por fim, queremos te convidar a continuar acompanhando nosso blog. A cada dia, um artigo diferente é postado com informações sobre tecnologia, dicas de games, entretenimento e muito mais. Um abraço e até o próximo texto!

Compartilhe essa página com seus amigos!